segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Projeto de ensino, Projeto de aprendizagem e currículo

Abaixo vocês terão as definições do que é: Projeto de ensino, Projeto de aprendizagem e Currículo.

PROJETO DE ENSINO:

O professor é o MENTOR das atividades, o aluno é o receptor desses conhecimentos. O professor possui todo o conhecimento necessário e é ele quem o transmite.



PROJETO DE APRENDIZAGEM:

O professor é o ORIENTADOR. O aluno constrói o conhecimento de forma COLABORATIVA. Cabe ao professor esclarecer os pontos de acordo ou divergências. O papel do professor é ser MEDIADOR, facilitando o conhecimento e do aluno é o de PROTAGONISTA.



CURRÍCULO:

Hoje em dia, a organização do currículo escolar se dá de forma fragmentada e hierárquica, ou seja, cada disciplina é ensinada separadamente e as que são consideradas de maior importância em detrimento de outras recebem mais tempo para serem explanadas no contexto escolar.
No entanto, o currículo não diz respeito apenas a uma relação de conteúdos, mas envolve também:

“questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela, ou seja, envolve relações de classes sociais (classe dominante/classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos”. (HORNBURG e SILVA, 2007, p.1)

E Veiga (2002) complementa


“Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.” (VEIGA, 2002, p.7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário